sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Dia Mundial do Meio Ambiente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, os países ricos, afirmando que eles estão "carecas", pois já desmataram a ponto de não ter mais árvores. Lula discursou em Caravelas, no sul da Bahia, depois de assinar decretos criando reservas extrativistas em áreas onde vivem famílias que produzem castanhas, açaí e babaçu e comercializam caranguejos retirados dos mangues.

Lula afirmou ainda que, depois de desmatar todas as suas florestas, esses países agora têm de começar a pagar, para que outros, como o Brasil, preservem suas matas.

O presidente também defendeu a compatibilização entre o desenvolvimento e a preservação ambiental. "Estamos trabalhando para compatibilizar a necessidade de preservação de nossa floresta, de nossas águas e da fauna com a possibilidade de garantir que as pessoas possam viver melhor, com mais dignidade", disse Lula.

Antes de iniciar o discurso, Lula pediu um minuto de silêncio em homenagem aos passageiros do Airbus A-330 da Air France, que desapareceu na noite de domingo (31), quando sobrevoava o oceano Atlântico, com 228 pessoas a bordo, após partir do Rio de Janeiro com destino a Paris.

Um dos decretos assinados hoje cria a Reserva Extrativista de Cassurubá, localizada nos municípios baianos de Caravelas, Alcobaça e Nova Viçosa. Também foram criadas as reservas extrativistas Prainha do Canto Verde, em Beberibe, no Ceará, e Renascer, no Pará, e a unidade de conservação Monumento Natural do Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas, Bahia e Sergipe.


Em outro decreto, o presidente criou o Programa de Manejo Florestal Comunitária e Familiar. Ele também assinou mensagem de encaminhamento ao Congresso Nacional do projeto de lei que institui a Política Nacional dos Serviços Ambientais.

As informações sobre as reservas foram divulgadas pelo Ministério do Meio Ambiente.
UOL




O que comentar após essas bravatas, essa histerização do "pulmão do mundo"...
Ora, faz parte do show delles¹³.

Nenhum comentário: