quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lula repreende Mantega e exige "retomada" da Receita


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma bronca nesta quarta-feira no ministro da Fazenda, Guido Mantega, responsabilizando-o pela rebelião na Receita Federal, informa reportagem de Kennedy Alencar, Leandra Peres e Valdo Cruz, publicada nesta quinta-feira pela Folha .

Segundo a reportagem, ele determinou que retomasse o controle do órgão rapidamente e evitasse "bate-boca" com a ex-secretária da Receita Lina Vieira. O presidente disse a Mantega que ele errou ao demitir Lina sem ter um nome para substituí-la de imediato.

Nas palavras de um auxiliar direto de Lula, Mantega deixou a tropa sem comando e aumentou a mágoa de Lina, surpreendida pela demissão em julho. Para o presidente, a inabilidade de Mantega resultou numa vingança contra o governo.

Depois da reunião com Lula, Mantega minimizou a crise. "A Receita está funcionando normalmente. Está se criando a ideia falsa de que há confusão", disse. Ele afirmou que nada mudou nas prioridades de fiscalização do órgão. Lina Vieira cita entre as realizações de sua gestão uma mudança no foco das auditorias.

"É uma balela dizer que não estamos fiscalizando os grandes contribuintes. Há mais de dez anos existe um programa, que foi reforçado no meu comando", disse o ministro.

Leia na Folha

Nenhum comentário: