sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FAB realiza varredura na região onde avião teria desaparecido


BRASÍLIA - As buscas à aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), desaparecida na região Norte entre Tabatinga (AM) e Cruzeiro do Sul (AC), prosseguem durante toda a noite. Segundo a FAB, a aeronave decolou às 8h30 horário local (10h30 de Brasília) e deveria pousar em Tabatinga às 10h15 (horário local).

Uma varredura da região está sendo feita com o auxílio de sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro, entre as quais um avião de reconhecimento R-99, equipado com sensor para varredura térmica, a exemplo do que ocorreu no caso do voo AF-447, e de um helicóptero HM-3. O avião transportava 11 pessoas - quatro tripulantes e sete passageiros - e apoiava missão de vacinação do Ministério da Saúde.

O SALVAERO, órgão da Força Aérea que coordena operações de busca e resgate no País, recebeu o sinal de emergência (ELT) emitido pela aeronave 58 minutos depois da decolagem. Com base nas informações do ELT e dos últimos contatos radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas.

De acordo com a nota emitida pela Aeronáutica, será montada uma base de operações na cidade de Cruzeiro do Sul (AC). Mais de cem militares participam da operação de resgate na região.

Estadão


Comento: Em 1997 eu fiz pelo menos 30 viagens neste mesmo modelo de aeronave, nessas missões de saúde (sou 2º tenente médico da reserva da FAB), afinal muitos brasileiros da amazônia só tinham as equipes de saúde das FFAA como salvação. Cumprimos nosso dever de atendimento por 1 ano. Infelizmente esta equipe não voltou para casa!
Sinceramente às famílias, meus mais sinceros sentimentos pela provável perda de seus entes queridos, mais saibam que estavam cumprindo seu dever, sendo abnegados e indispensáveis à região amazônica.
Senta a Pua!
SELVA!

Nenhum comentário: