segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Milhares de palestinos celebram aniversário do Hamas em Gaza


GAZA - Dezenas de milhares de palestinos foram às ruas da Cidade de Gaza, nesta segunda-feira, 14, para comemorar o 22º aniversário do Hamas, em uma manifestação que mostra a força do Movimento Islâmico de Resistência no território palestino.

Bandeiras verdes, cores do Hamas e do Islã, tomaram os telhados, postes e carros na cidade. Alguns pais vestiram seus filhos com roupas do movimento.

" Nosso movimento, com a ajuda de outros militantes, libertou a Faixa de Gaza. Mas não vamos nos contentar com isto", disse o primeiro-ministro Ismail Hanyeh. "A libertação da Faixa é o primeiro passo para a libertação de toda Palestina". O Hamas governa apenas a Faixa de Gaza após a ruptura do governo de coalizão com o Fatah, em 2007.

A manifestação acontece a pouco menos de um ano da invasão da Faixa de Gaza por tropas israelenses para conter os disparos de foguetes contra cidades próximas.

O Hamas conseguiu reconstruir algumas casas, e restabelecer o abastecimento de água no território apesar do bloqueio territorial imposto por Israel e Egito.


Estadão

Nenhum comentário: