segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

“O Filho no Brasil” tem estreia modesta

Para quem esperava um público recorde, foi uma decepção a estreia de Lula, o Filho no Brasil. O filme de Fábio Barreto levou 199 000 pessoas aos cinemas no seu primeiro fim de semana em cartaz. Uma estreia para lá de modesta em relação às suas pretensões superlativas.

Foi o segundo filme mais visto do fim de semana. Perdeu para Avatar, que, em sua terceira semana de exibição, conseguiu vender 610 000 ingressos (no total, o seu público é de 3,5 milhões de espectadores).

Quando se compara Lula, o Filho do Brasil com outros campeões de bilheteria do cinema nacional, a derrota é expressiva. Carandiru levou 468 000 pessoas aos cinemas no seu primeiro fim de semana. Se Eu Fosse Você 2, 570 000 espectadores; e 2 Filhos de Francisco, 266 000.

Pelo menos por enquanto, nos cinemas Lula não é ainda “o cara”.

Este foi, enfatize-se, o resultado de bilheteria do filme no modelo tradicional - ou seja, o espectador vai ao cinema, compra o seu ingresso e ponto. Deve-se ressaltar, porém, que Lula, o Filho do Brasil tem um esquema inédito de promoção: seus produtores o negociaram pacotes promocionais a bom preço com sindicatos, venderam lotes gigantescos de ingressos para grandes empresas. Mais à frente, portanto, tal modelo inflará o resultado final da fita.



Por Lauro Jardim

2 comentários:

sicário-OQÑ se discute disse...

Stenio.....

Provalvemente a desculpa do fracasso político cinematográfico será a falta de cinemas no país....
Para que ir ao cinema se qualquer um sabe ou pode vir a saber que a vida dele não foi escrita em pergaminho e sim num pedaço de papel higiênico sujo...

PoPa disse...

Eu acho que o filme não vai despertar o interesse que teve, por exemplo, os filhos de Francisco. O povo até pode gostar do cara, mas não é da mesma maneira que um artista... querem garantir um bolsa família, mas não precisam ir ao cinema para isto. Claro, com toda a estrutura que se está montando, com a grana do sindicatos (nossa grana) e até reabrindo cinemas no interior, estes números vão ser bem inflados. Mas também é possível que alguém se digne a levantar os números reais, depois de baixar a poeira...